A Fazenda é a versão brasileira exibida pela Record do programa The Farm originalmente criado na Suécia pela produtora Strix. O reality show mostra um lado desconhecido de 16 famosos – entre atores, cantores, modelos e personalidades da mídia – que terão que conviver em confinamento e ter suas habilidades testadas em tarefas típicas do meio rural. A cada semana um dos participantes é eliminado pelo público. O reality show teve sucesso em mais de 40 países.
Desde o início de A Fazenda a Psicologia da Fama trabalha nas entrevistas que antecedem o confinamento, durante o programa, quando contata os participantes em caso de emergência familiar e no momento da saída, sendo a psicóloga, a primeira pessoa com quem o participante conversa.
O objetivo principal do trabalho é a saída do mundo cotidiano, realidade, para o reality e depois o seu retorno para o mundo real.
A saída do reality de confinamento é um momento extremamente difícil, pois a opinião dos outros, da mídia e da família, voltam para o participante, dando a ele a impressão de que o mundo externo o conhece mais do que ele mesmo. É um momento em que é muito importante a recuperação da história individual do sujeito, uma construção subjetiva própria.
Na A Fazenda o trabalho da Psicologia da Fama visa proteger tanto o participante quanto o confinamento necessário para o bom andamento do programa, por isso qualquer forma de contato é feito única e exclusivamente através da psicóloga cujo sigilo está sempre garantido.