Desde o ano 2001 atendi uma quantidade significativa de atores, principalmente mulheres. São tratamentos que exigem uma minuciosa escuta dos processos de identificação com o olhar que vem do outro pois é parte do trabalho do ator levar em consideração o feedback que recebe do seu público. No entanto se essa for a referência exclusiva de conhecimento de si, encontraremos um sujeito completamente a mercê das opiniões externas, o que é sabido, resulta em uma situação psíquica precária, completamente dependente do reconhecimento externo.

O ator também é um sujeito peculiar, pois seu talento está justamente posto na sua capacidade de flexibilizar sua própria identidade, para ser útil aos personagens que incorpora. Essa labilidade precisa ser fortalecida para permanecer móvel  enquanto não  ameaça o EU. A medida justa entre permeabilidade e unidade pode ser trabalhada para que o sujeito que tem como ofício a atuação possa sentir-se estável e sereno, mesmo que seus personagens exijam de si  grande dramaticidade.

A diferenciação  entre sujeito e personagem é fundamental  para a saúde psíquica. Há um belíssimo trabalho a ser feito com atores e atrizes tanto no sentido pessoal quanto em relação à sua performance no reino da criatividade pois o trabalho de discriminação analítica  gera espaços que  garantem tranquilidade para permitir o uso máximo do potencial criativo.

DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGEM A PARTIR DE UMA LEITURA PSICANALÍTICA

Depoimento Lisa Favero, atriz da Companhia Armazém de Teatro Rio de Janeiro:
O trabalho com a Débora foi fundamental no meu estudo sobre a personagem “Julia” que interpretei no filme de Adriana Vasconcellos, “4×4” (no momento, em fase de finalização). Uma mulher que sofreu abuso sexual do pai ainda menina e que engravida dele. Débora me apontou possibilidades consistentes sobre a complexidade emocional que uma pessoa com esse histórico pode ter e me sugeriu ações práticas coerentes com esta psique. Sempre fazendo uma trança com minhas próprias experiências, conseguiu tornar este universo um tanto mais próximo de meu alcance. Algo que eu achava muito difícil de conseguir sozinha. Realizamos um trabalho sofisticado e preciso. Foi extremamente enriquecedor para meu ofício neste filme e um ganho inestimável de recursos para qualquer trabalho.

GRUPOS DE TEATRO E DANÇA

Utilizando os recursos da ligação do sujeito com o próprio desejo, os diretores e produtores de teatro e dança podem se utilizar do expertise da Psicologia da Fama para desenvolver todo o potencial criativo dos bailarinos e atores. Através do uso das transposições das linguagens do Imaginário e do Simbólico bem como através de atividades corporais pode-se reconhecer e desbloquear o potencial de criatividade e de satisfação dos bailarinos e dos atores em relação à obra.

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