A Fazenda

Quando Rodrigo Carelli, diretor do programa, me chamou para fazer a primeira temporada de A Fazenda, disse que achava que meu trabalho seria mais tranquilo pelo fato de que dessa vez o programa seria rodado em um lugar onde haveria horizonte. Realmente, comparando com a Casa dos Artistas, que tínhamos feito antes, havia uma enorme mudança, pelo fato de que esse Reality acontecia no campo, cercada por espaço, muito verde e um vasto horizonte. Ainda assim, era um confinamento e suas questões  muito diferentes do que na Casa dos Artistas.

Mesmo ainda tendo um formato focado nas relações humanas, uma vez que é isso o que mais atrai o público que acompanha os Realityes, a grande inovação do programa seria a inclusão do TRABALHO característico de uma Fazenda na rotina diária dos participantes, que estariam obrigados a realizar tarefas que muitas vezes estavam pouco acostumados tais como cuidar da horta, ordenhar vacas e cabras, cuidar de galinhas e avestruzes e como parte do jogo, estarem sujeitos a penalidades no caso do não cumprimento dessas mesmas obrigações. Através dessa fórmula A Fazenda alçou os realityes shows a um novo patamar de interesse sendo diferente de qualquer outra coisa que o público estava acostumado a ver. O participante além de entrar para jogar, e ganhar, seria obrigado a trabalhar duro e acordar cedo. A inserção da paisagem de muita beleza e temas que fazem parte da cultura rural de grande parcela da população brasileira também seriam novidades. A própria vida no campo gera interesse, sendo uma surpresa inusitada o aumento do IBOPE a cada montagem de um minhocário e o parto dos animais em todas as edições.

A trama ligada a rotina desses trabalhos no campo tornam o confinamento mais saudável e o jogo de liderança mais próximo da realidade social externa.

Nas primeiras edições do programa caberia aos próprios familiares a tarefa de receber o eliminado na hora da sua saída do jogo. Isso muitas vezes causava um certo desconforto e constrangimento, não só para o participante como também ao familiar, que se via ainda mais incluído no Reality Show. Após algumas edições, o diretor Rodrigo Carelli me incumbiu para que eu recebesse o participante após a eliminação uma vez que esse é um momento muito delicado, pois o mesmo sai ávido para saber que tipo de imagem ele deixou e o que ficou dele para o público em geral. Mais do que nunca tive que lidar com o fato de que se tratava principalmente de um jogo de imagem. No momento que recebia o participante permanecia consciente da importância de passar a imagem do mundo externo e da internet de uma maneira cuidadosa, para que a pessoa pudesse construir interiormente um espaço de liberdade para se descolar dessa imagem. O que importa psiquicamente no momento da saída é que a pessoa seja capaz de realmente sair do jogo, uma tarefa que nem sempre é tão simples.

Muitos tipos de personalidade, mais do que possamos conceber, se adaptam tão bem ao jogo que não querem nunca mais sair dessa proteção que é também exibição. Estar lá dentro faz com que a pessoa opere principalmente no nível imaginário, fantasiando o tempo todo o que os outros estão pensando dela. O fato de estar sendo vista promete estar sendo completamente conhecida e permiteimaginar a  chance de existência sonhada, de reconhecimento absoluto.

Recentemente ouvi uma frase lapidar que ilustra bem esse fato, proferida por um participante:¨agora eu estou preso aqui fora¨  ou seja, a idéia de que a liberdade está lá dentro do confinamento do programa e a prisão está aqui fora, no mundo do anonimato, da pessoa comum, no mundo real. Nesse momento o trabalho da psicóloga é fundamental para que a pessoa seja capaz de fazer a transição do mundo do reality e possa voltar com tranquilidade para a sua própria realidade, que em muitos momentos pode ser a vida de uma celebridade e em outros, a vida cotidiana de qualquer pessoa. O reconhecimento que vem do público não substitui o conhecimento que o sujeito precisa desenvolver de si  mesmo.

A grande pergunta que sempre me fazem é a respeito de  quem não cai no esquecimento depois de um reality show.

Aquele que tem um projeto.

No mundo de celebridades, se você conseguir sair de um programa como um Reality e souber aproveitar esse momento de grande exposição e dar continuidade através de um projeto estruturado, a possibilidade de aceitação por parte do público e de um novo impulso na carreira existe.

Mesmo assim um Reality de celebridades como A Fazenda, não deve ser vivido como uma plataforma para outra coisa, afinal ele é a maior plataforma de visibilidade possível. Quase nada no mundo oferece  a possibilidade de permanecer três meses no ar todas as noites numa televisão aberta, por uma hora, sendo  visto por milhões de pessoas