Menino_de_Ouro Psicologia da FamaMenino de Ouro é programa de televisão brasileiro exibido pelo SBT em 24 de março de 2013 até 8 de junho de 2014, tendo duas temporadas. A atração tem como a versão original o programa britânico Football’s Next Star. Nele, os jogadores de futebol que forem vencedores deveram ser contratos por clubes de futebol do estado de São Paulo. Apesar do SBT ter aberto as inscrições para os candidatos no site, os jogadores também poderão ser escolhidos por olheiros.

Este reality show selecionava garotos para um time de futebol. Os pais e familiares se envolviam profundamente, pois num país como o Brasil a possibilidade de ascensão social que ser um jogador de futebol traz é irresistível. E isso é depositado nos ombros daquela criança e é muito pesado. Não só para essas crianças, mas para todas as pessoas envolvidas na produção do programa. Eles tem que administrar não só o programa como as famílias. Isso acontece em todos os casos de artistas mirins, tanto de reality shows, quanto de outros programas de televisão e bandas. São meninos que acabam sendo usados pela família como se fossem a salvação para uma situação socioeconômica muitas vezes sem a menor perspectiva.

Me especializei em trabalhar com crianças e jovens que se veem coagidos a sustentar toda a família, as vezes toda a comunidade e se veem obrigados a serem os provedores de uma quantidade enorme de pessoas que depois cobram dele resultados, performance e uma excelência. O que acaba acontecendo com essas crianças que depois se tornam celebridades é que a experiência é de total falta de liberdade para fazer escolhas, transformações e de ter outra carreira. E isso que vem do mundo como cobrança quase sempre é introjetado e nem é percebido como uma cobrança externa, passa a ser percebido como uma cobrança própria. A pessoa se exige uma excelência e uma continuação nos picos da fama que as vezes a realidade não é capaz de sustentar e isso gera depressão, angustia, crise de ansiedade entre outras experiências dolorosas.

Enquanto ele é famoso ele tem crises de ansiedade. Nesse sentido o trabalho que realizo é muito diferente de um psicólogo do esporte. O foco é outro, o foco é no sujeito e na capacidade que ele tem de recuperar para si a própria vida que é algo que se perde quando você é objeto da realização do desejo de outras pessoas.

O menino de ouro expunha todo o conflito socioeconômico e educacional do Brasil, a ideia de que a chance é igual para todos estava ali como se fosse uma ferida aberta.

A vantagem para os participantes do Menino de Ouro é que olheiros de outros times assistem o programa, então é de verdade uma oportunidade para ele ser visto. Em reality shows, nem sempre aquele que ganha é que leva o melhor prêmio, as vezes aqueles que competem são vistos e acham um caminho. Com certeza é uma vitrine de talentos e isso interessa, mas dentro dessa vitrine a dor psíquica que está manifestada é muito grande, e ela não tem palavras. O trabalho da psicologia da fama neste caso é dar voz ao não dito. E para a equipe de um reality show, a existência de uma psicóloga no set é um grande alivio e cria condições para o trabalho acontecer. O que está latente pode se manifestar, não na tela, mas como um trabalho psicológico em paralelo.

© Copyright 2016 Psicologia da Fama | BD2 Digital