campeoes

A Psicologia da Fama atuou na preparação da equipe de velejadores da Volvo Ocean Race. O barco Brasil I era  um que veleiro iria rodar o mundo em uma regata com 10 tripulantes, não só brasileiros.

Fui chamada para fazer essa preparação principalmente pela questão do confinamento, uma situação onde as pessoas, sob pressão, precisam conviver umas com as outras e distantes dasua realidade cotidiana. É uma situação específica onde a pessoa está convidada a esquecer da sua própria vida, ela precisa se desligar da sua realidade familiar  para usar toda a sua capacidade física e emocional e estar ultra presente ali para realizar as tarefas de uma maneira otimizada.

Um confinamento ocorre quando há a impermeabilização da membrana que separa um determinado grupo do resto da sociedade. O que acontece nas relações neste momento é intensificado,  perdem-se os recursos de isolamento que facilitam a criação de um espaço, as situações de confronto são vividas de uma maneira radical.

A  experiência com esse  grupo de  atletas olímpicos que passaram um ano no mar revelou que quando há uma meta comum de esforço extremo, as necessidades pessoais podem ser deixadas de lado pois prioriza-se a tarefa.

Uma enorme superação individual traz a tona um potencial de entrega maior do que o próprio Eu.

© Copyright 2016 Psicologia da Fama | BD2 Digital